ALTO AGITO | Capítulo 06

Web Novela de Everton B Dutra

“Esta é uma obra de ficção coletiva baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade”.

CENA 01. CONDOMÍNIO ANGELES. MANSÃO CARVALHO. VARANDA. INT. NOITE.

Noite nublada, perceptível um pouco mais acima do telhado, onde a lua volta a brilhar. As luzes da rua incandescentes dos postes iluminam a rua vazia. Apenas Mathew e Lucas, beijando-se. Tudo se acaba quando Mathew para de beijar Lucas e o empurra para longe.

LUCAS — Ficou louco?

MATHEW — Foi a única maneira que eu encontrei de te fazer ficar.

LUCAS — O que você pensou agora? Que só por que eu sou gay, tô desesperado a ponto de agarrar qualquer homem que passe na minha frente?

Mathew não fala nada.

LUCAS — É… foi o que eu pensei, o que você pensou na verdade. Nenhuma surpresa.

Carvalho acaba de chegar, notando o clima estranho no local.

CARVALHO — Olá, meninos… Ué, já vai Lucas? Vai me dizer que o Mathew o tratou mal novamente? Fala logo, porque se for isso eu juro que interno esse garoto!

Lucas olha para Mathew, que aparenta desespero e preocupação, logo depois se volta para Carvalho. Pensando, ele coloca as mãos no bolso do jeans e sorri, sem graça.

LUCAS — Não, eu… Seu filho me tratou muito bem. É que eu quero aproveitar essa trégua que a chuva deu e ir embora. Boa noite.

Mathew sorri, aliviado. Carvalho apenas assente para Lucas, que vai embora logo em seguida.

 

CENA 02. RUA. EXT. NOITE

Thalita espera uma resposta de Lorenzo, que se encontra atônito. Ambos estão encharcados da chuva.

THALITA — E aí?

LORENZO — Thalita, eu… eu não acho que seja a hora. Pensa um pouco, somos muito jovens ainda.

THALITA — (frustrada) Entendi…

LORENZO — Thalita, não fica assim, eu/

THALITA — Lorenzo, esquece isso, tá? Foi besteira minha. Não sei onde eu tava com a cabeça. Só esquece e deixa eu ir, tá bom?

LORENZO — Thalita…

Thalita beija Lorenzo, mas não tem coragem para encará-lo. Ela se encolhe pelo frio.

THALITA — A gente se vê amanhã no colégio.

Thalita para um taxi e rapidamente adentra. Lorenzo fica onde está, observando por entre o vidro da janela. Antes do carro partir, Thalita também o olha, embargada. O carro se vai.

TOCANDO: Bleeding Heart — Regina Spektor.

 

CENA 03. COLÉGIO. ENTRADA. INT. DIA.

A música desaparece gradualmente. Todos os alunos estão adentrando no colégio. Lucas e Lorenzo conversam. Eles passam por Mathew, que encara Lucas e logo depois sorri, maroto.

LORENZO — Você não me contou como foi lá na casa do Mathew.

LUCAS — Normal. Você tinha dito que ia comigo…

LORENZO — Putz… Eu esqueci por conta da/

Lorenzo avista Thalita, sorri e segue até ela, beijando-a.

LUCAS — (completa/tristonho) Thalita…

O sino toca. Lucas revira os olhos e segue andando.

 

CENA 04. MELHOR ESCOLHA. SALA DE AULA. INT. DIA.

Em Ariadne, toda apressada, chega atrasada e bate na porta.

ARIADNE — Ai, licença Professor, eu me atrasei por conta da chuva de ontem. Tá tudo um lamaceiro só lá na rua. Será que eu posso entrar?

LEONARDO — Pois não…

Leonardo vira-se e para de falar quando avista Ariadne, impactada, sem reação com a presença inesperada de Leonardo.

TOCANDO: Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor — Roberta Campos.

ARIADNE — Com licença.

Ariadne adentra, de cabeça baixa e senta-se numa cadeira.

ARIADNE — (sussurra) Não creio nisso.

 

CENA 04. MELHOR ESCOLHA. VESTIÁRIO MASCULINO. INT. DIA.

Banheiro vazio. Lorenzo, sem camisa, em frente ao espelho, passa desodorante pelo corpo. Mathew acaba de sair de uma cabine.

MATHEW — Olha só quem eu encontro aqui.

LORENZO — Não se preocupe em gastar saliva, eu já estou saindo.

MATHEW — Pensei que você quisesse saber como foi ontem à noite com seu amiguinho.

LORENZO — Não precisa, ele já disse que foi tudo normal.

Lorenzo veste a camiseta, agarra a sua mochila e caminha até a porta.

MATHEW — Ah, realmente, tudo aconteceu normalmente. Escuro, chuva, meu pai preso no trânsito, nós dois sozinhos…

Lorenzo para, sorrindo de desdém e vira-se para encarar Mathew, que sorria, irônico.

LORENZO — O que você fez? Fala logo!

MATHEW — O que nós fizemos você quis dizer.

LORENZO — Eu não estou entendendo.

MATHEW — Ah, então ele não te contou? Pensei que o nosso beijo tinha sido especial.

Mathew finge uma cara de triste e sai do banheiro, rindo da situação. Lorenzo fica incomodado e joga a mochila no chão, enraivecido.

CENA 05. MELHOR ESCOLHA. PÁTIO. INT. DIA.

POV. Todos estão no pátio. Lucas se encontra conversando com algumas pessoas. Ri. Lorenzo vem em sua direção, para um pouco, respira, e continua, mas é surpreendido pela súbita presença à sua frente.

THALITA — Amor, eu preciso/

LORENZO — Agora não, Thalita.

Lorenzo se desvencilha de Thalita e chega em Lucas, com um semblante sério.

LORENZO — Eu preciso falar com você e tem que ser agora.

LUCAS — Daqui a pouco, deixa eu só mostrar uma coisa aqui p/

Lorenzo puxa Lucas para um canto afastado de todos, impaciente.

LUCAS — O que é que foi?!

LORENZO — Quando você ia me contar o que rolou na casa do Mathew? Vocês dois se beijaram?

LUCAS — Eu…

LORENZO — Ele te agrediu mesmo gratuitamente ontem, ou você provocou aquela situação toda, heim?

LUCAS — Espera, o que você está dizendo?

LORENZO — Você era mesmo a vítima no dia da floresta ou você gosta de uma fantasia, receber uns tapinhas na cama?

LUCAS — (magoado/choroso) Você não sabe nada da minha vida! Eu esperava isso de todo mundo, menos de você.

LORENZO — Era por isso que você estava no meu quarto naquele dia? Por que sabia que eu estava no banho? Viu o que queria ver?

LUCAS — Meu Deus do céu, isso não tem sentido nenhum! Eu não sou obrigado a ficar ouvindo isso, ainda mais de alguém que claramente não sabe nada sobre mim. Eu achei por um momento que você fosse alguém que eu podia confiar, mas pelo visto eu estava enganado sobre isso, sobre muitas coisas, porque o Lorenzo que você me mostrou é diferente dessa carcaça nojenta de julgamento e parabéns, viu? Você conseguiu ser pior do que ele.

LORENZO — (arrependido) Eu não queria dizer isso.

LUCAS — Mas disse.

LORENZO — Lucas, por favor…

LUCAS — Não, fica aí, me deixa sozinho!

Lucas vai embora. Lorenzo vai atrás dele.

LORENZO — Lucas!

 

CENA 06. INT. COLÉGIO MELHOR ESCOLHA. GINÁSIO. DIA

Thalita, Ariadne e Lorenzo estão sentados num lado do ginásio, Lucas no outro.

THALITA — O que aconteceu? O que vocês conversaram que o

Lucas ficou tão pensativo?

LORENZO — Nada, não. Acho que eu fiz uma besteira.

ARIADNE — Gente, eu volto já, preciso resolver um assunto.

Ariadne sai. Lucas se encontra pensativo, quando Mathew senta-se ao seu lado, automaticamente, Lorenzo presta atenção na cena. Mathew abre um sorriso enquanto torce o pescoço para ver o rosto cabisbaixo de Lucas.

MATHEW — Oi!

LUCAS — Você não tinha o direito de contar que você me beijou na sua casa. Agora ele deve estar pensando coisas erradas sobre mim… e você.

MATHEW — Tecnicamente eu tinha direito sim, como você mesmo disse, eu te beijei, e nojo não é bem a palavra que o Lorenzo usaria para descrever o que ele sentiu.

LUCAS — Do que você está falando?

MATHEW — Nada, imagina. Ele é um chato e nem se voltasse no passado ele mudaria isso. Já eu, se um dia eu pudesse ver o meu passado inteiro, eu com certeza faria parar de chover nos primeiros erros.

LUCAS — (sorri) Isso é Capital Inicial, seu besta.

MATHEW — (brinca) Jura? Eu jurava que era Clarice Lispector.

LUCAS — O que você quer, heim?

MATHEW — Que você saia comigo… Quer dizer, pelo jantar que você deixou esperando, frio, ontem. Olha que tem muita gente passando fome no mundo. Trégua.

Lucas pensa um pouco e sorri, olhando para Mathew, convencido. Ele estende a mão para Mathew.

LUCAS — Pelas pessoas que passam fome no mundo, então.

MATHEW — (sorri) Somente por elas.

Mathew agarra a mão de Lucas. Ele o observa por um momento, levanta-se e vai embora logo em seguida, espreguiçando os braços. Lucas ri.

LUCAS — Cara de pau.

 

CENA 07. RUA. INT. DIA

TOCANDO: De Todos Os Loucos Do Mundo — Clarice Falcão.

POV. Vemos Leonardo andando pela rua distraidamente em seu trajeto. CAM acompanha todo o seu movimento, até que revela-se Ariadne, seguindo Leonardo cautelosamente por todo o seu trajeto. Atravessa ruas, vira esquinas. Leonardo adentra numa casa.

ARIADNE — Então é aqui onde você mora?

Ariadne respira fundo e segue até a casa, parando na porta e respirando fundo mais uma vez, secando suas mãos nas roupas. Ela bate na porta e momentos depois ela é aberta.

ARIADNE — Te peguei.

Ariadne sorri. Em Leonardo, assustado.

 

CENA 08. MELHOR ESCOLHA. INT. DIA.

Lucas se encontra sentado no Food Truck Cantina, tomando um suco e mexendo no celular, distraído. O foco muda para Lorenzo e Thalita, sentados um pouco mais atrás.

Thalita fala sem parar enquanto Lorenzo permanece distraído, olhando para Lucas, intrigado. Ele avista Mathew se aproximar de Lucas e se sentar ao seu lado do seu jeito folgado. Lorenzo cerra o maxilar e fecha os punhos sobre a mesa.

O foco retorna para Lucas, que ignora a presença de Mathew.

MATHEW — (faz o pedido) Um suco.

Mathew franze as sobrancelhas, olhando para Lucas, ele quica seus dedos sobre a mesa para fazer barulho. Lucas respira fundo, ainda ignorando-o.

MULHER — Seu suco.

Mathew sorri, agarra o suco, deslizando sobre a mesa até Lucas.

MATHEW — Pra você.

Lucas, desgrudando os olhos do celular, olha para Mathew, bravo, enquanto o mesmo direciona seu olhar mais debochado e contemplativo, bem perto rosto de Lucas.

LUCAS — Escuta, eu não pedi pra você me comprar suco nenhum! Eu já tenho um, caso não tenha notado.

MATHEW — Adoro quando você me trata assim. Meu próximo presente vai ser um chicote.

LUCAS — Garoto, o que você quer?

MATHEW — Reiterar meu convite para um encontro…

LUCAS — É só um jantar, na verdade.

MATHEW — Ué, mas eu achei que configurasse “encontro” quando duas pessoas saem para jantar.

LUCAS — Muito engraçado. Que eu saiba encontro de verdade, encontro romântico, só entre duas pessoas que se beijam, não vale se o pedido é de desculpas por você ter agredido outra pessoa. Isso tem outro nome: relacionamento tóxico.

MATHEW — Ah, então não seja por isso…

Mathew olha para Lorenzo em sua mesa e sorri, sarcástico, para ele, que ainda observava toda a cena.

MATHEW — Desculpa, e…

Mathew beija Lucas de surpresa, que de imediato arregala os olhos. Ele, de olhos abertos, acaba os fechando, tocando o rosto de Lucas, num beijo mais demorado do que ele previra.

SONOPLASTIA: Não Gosto De Mim — DAY

Foco em Lorenzo, que levanta-se da mesa, enraivecido, deixando a tagarelice de Thalita e marchando a passos largos até Lucas e Mathew, afastando-o de Lucas e desferindo um soco contra o seu rosto.

LORENZO — Fica longe dele, moleque!

Todos param para ver. Mathew segura seu nariz escorrendo sangue.

LUCAS — (assustado) Meu Deus, Lorenzo, olha o que você fez! O que deu em você?

LORENZO — Ele te beijou e você não fez nada!

MATHEW — (sorri) Se não fez nada é porque gosto. Eu até poderia te beijar de novo, mas é que eu tô meio ensanguentado, a menos que você goste de uma coisa meio vampiresca. É até meio excitante. Se for esse o caso, então…

LORENZO — Eu vou quebrar o resto dessa sua cara se você fizer de novo. Não beije ele nunca mais! (à Lucas) E você não pode ter gostado disso…

THALITA — Como é que você sabe?

Foco em Thalita, confusa, que acabara de chegar até eles.

THALITA — Eu não entendo por que você ficou tão transtornado, Lorenzo.

Lorenzo olha para Thalita, depois se volta para Mathew.

LUCAS — É, eu também não entendo…

Lucas se posta à frente de Lorenzo, o encarando, embargado.

LUCAS — Por que você ficou tão bravo? Me explica. Cê tem alguma coisa pra falar? Então, fala… fala agora…

Em Lucas, engolindo em seco. Foco em Lorenzo, que pisca os olhos, umedecendo os lábios com a língua e olhando para Thalita, confuso. Ele volta a encarar Lucas, deprimido.

Foco em Mathew, sorrindo, vitorioso.

ENCERRAMENTO: Não Gosto De Mim — DAY.

A cena congela em estilo ‘Manequim Challenge’, deixando os quatro em destaque.

FIM DO CAPÍTULO | EVERTON B DUTRA

OBRA REGISTRADA E PROTEGIDA PELA LEI N° 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO, DE 1998. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Deixe um comentário